YoutubeFacebook

A IPM

Centenário

Semana Centenário

01 A 07 DE JUNHO DE 2005
IPM 100ANOS

É com imensa satisfação que a Igreja Presbiteriana de Manhuaçu narra e comemora a sua história de 100 anos, dignificada por um passado de coragem, lutas, trabalho, evangelização e perseverança.

O PRIMEIRO CENTENÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA DE MANHUAÇU foi comemorado de forma mais intensa com a denominada e inesquecível SEMANA DO CENTENÁRIO, nos dias 01 a 07 de junho de 2005. O templo que foi amplamente reformado e ampliado num período de obras de 01 ano e 08 meses ficou superlotado nestes 07 dias de trabalhos especiais.

D IVULGAÇÃO: Para divulgar esta Semana do Centenário foram confeccionados lindos cartazes e convites personalizados enviados as autoridades Municipais, Pastores e Igrejas da região e de várias partes do Brasil, bem como a ex-membros e pastores da IPM. A divulgação foi ampliada através de faixas pelas ruas da cidade, carro volante de som, rádio e televisão.

PREGADORES E CANTORES: Foram os pregadores nesta Semana do Centenário:

- Dia 01/06 – Rev. Jeremias Pereira da Silva(Pastor da 8ª IP de Belo Horizonte-MG)
- Dia 02/06 – Rev. Antônio Sperber (Ex-Pastor da IPM e Pastor em Belo Horizonte-MG)
- Dia 03/06 Rev. Roberto Brasileiro(DD Presidente da IPB, Pastor na IP de Patrocínio-MG)
- Dias 04 e 05/06 Rev. Ludgero Bonilha de Moraes(Pastor da 1ª IP de Belo Horizonte-MG e Secretário Executivo da IPB)
- Dia 06/06 Rev. Hernandes Dias Lopes(Pastor da 1ª IP de Vitória-ES)
- Dia 07/06 Rev. Guilhermino Cunha (Pastor da 1ª IP do Rio de Janeiro-RJ e Vice- Presidente do Supremo Concílio da IPB) .

GRAVAÇÕES: Todas as mensagens foram gravadas e comercializadas em CD´s, DVD´s e Fitas de Vídeo, sendo grande interesse na suas aquisições.

CONFERÊNCIA PARA LÍDERES: Os Revs. Jeremias, Ludgero, Hernandes e Guilhermino, além das pregações nos cultos das noites, ministraram palestras à tarde para Pastores e Líderes da cidade e região, na “2ª Conferência de Líderes” promovida pela AMEM (Associação de Ministros Evangélicos de Manhuaçu), em parceria com a IPM, com o tema geral “Líder Segundo o Coração de Deus”. Foram recolhidas ofertas para auxiliara nas despesas da Conferência.

PARTE MUSICAL: A parte musical/louvor ficou a cargo do cantor Carlinhos Felix; Coral do Centenário, composto por cerca de 150 vozes, através de coristas da Igreja local, 2ª e 3ª IPM´s, IP de Reduto, IP de São Pedro do Avaí, Congregação Betel(S.J. Manhuaçu), IP Breder; Coral Jovem e Orquestra de Sinos da 1ª IP de Belo Horizonte; Cantor Aroldo Telles, Grupo do Ministério de Louvor da IPM, bem como a Banda de Música do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu.

MEMORIAIS DO CENTENÁRIO:
- Os pregadores e Cantores receberam um placa comemorativa com os seguintes dizeres: “MEMORIAL DO CENTENÁRIO – 07/06/1905 – 07/06/2005. A Igreja Presbiteriana de Manhuaçu, ao completar 100 anos de organização eclesiástica outorga ao....., este Memorial em gratidão pela sua presença nas comemorações desta data tão auspiciosa. Manhuaçu, 07 de junho de 2005”.

- Foram recebidas e afixadas algumas Placas Comemorativas ao Centenário: 1. MEMORIAL DO CENTENÁRIO DA IPM, com os dizeres: “IPM - Há 100 anos, sob a inspiração do Trino Deus, foi plantada no Leste de Minas uma Igreja que proclama o Evangelho de Cristo, ensina a doutrina bíblica e restaura vidas. A Deus toda honra, glória e gratidão! Disse Jesus: E Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.32”.

2. MEMORIAL DOS TEMPLOS construídos e reformados(05 fotos dos templos), com os seguintes dizeres: “Monumentos de fé erigidos pelo povo de Deus, refletindo a glória do Senhor e chamando a todos para uma verdadeira adoração. “Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente – Salmo 84.4”;

- Doações: 1. Doação da “Igreja Mãe”-IP Alto Jequitibá; 2. Doação da “Igreja Avó”-IP do Rio de Janeiro; 3. Doação do Presbitério Vale do Manhuaçu(PRVM); 4. Doação da Associação de Ministros Evangélicos de Manhuaçu(AMEM); 5. Doação da Escola Estadual Monsenhor Gonzáles.

MARCAS DO CENTENÁRIO: Foram confeccionadas algumas Marcas do Centenário: Marcador de Bíblias, Canetas, Chaveiros, Postais, Logomarca, Adesivos, bem como um Livro Histórico, em forma de revista, contendo 80 páginas, de ótima qualidade gráfica, todo a cores, contando a caminhada vitoriosa da Igreja durante os CEM ANOS. O Presbítero Ávido de Medeiros, ex-membro da Igreja, hoje Presbítero na IP de Feira de Santana-Bahia, doou 100 CD´s contendo lindas mensagens para reflexão por ele narradas com sua voz de um exímio locutor, ao qual agradecemos. É necessário registrar a produção do Jornal do Centenário, que está sendo distribuído bimensalmente, num alto padrão de qualidade, com uma tiragem de 1mil exemplares. Este Jornal já está em sua Sétima Edição e tem sido enviado às Igrejas, Congregações e pastores de toda a região Sinodal, aos ex-membros da IPM, as autoridades municipais, Autarquias da IPB, membros da Mesa do Supremo Concílio da IPB, etc.

EXPOSIÇÃO HISTÓRICA: Uma linda Exposição Histórica, com o Tema - “Quero Trazer à Memória”, foi montada no salão social contendo peças históricas, objetos de grande valor, fotografias, documentos históricos, maquetes dos templos, instrumentos musicais, material da galeria do templo antigo, etc. Ela foi visitada por inúmeras pessoas e está agora montada em uma das salas anexas ao salão. Está nesta exposição uma Relação completa de todos os membros arrolados na Igreja ao longo destes 100 anos. O Presbítero Samuel e o Rev. Anderson fizeram a leitura de todas as Atas do Conselho e anotaram todos os nomes dos arrolados, totalizando 4.347 membros que por esta Igreja passaram em 100 anos de História. Este material está exposto em forma de uma apostila encadernada após a sua digitação.

SESSÃO SOLENE DA CÂMARA: No dia 06 de junho de 2005, às 13h30min, véspera do dia principal das comemorações do centenário, a Câmara de Vereadores de Manhuaçu, realizou no interior do templo, uma Sessão Solene e comemorativa em homenagem à Igreja. Nesta ocasião o Presidente da Câmara, Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama, passou à IPM um lindo Diploma de Honra ao Mérito, o qual ficará em exposição na Sala do Conselho. O Projeto de Lei em homenagem à Igreja centenária é da Vereadora Maria Imaculada Dutra, a quem agradecemos, bem como aos demais vereadores que o aprovaram por unanimidade.

COMISSÃO PRÓ-CENTENÁRIO: Não podemos deixar de agradecer a Comissão Pró Centenário que tomou inúmeras providências para que o mesmo acontecesse com tamanho brilhantismo, os Presbíteros e Diáconos, os líderes das Sociedades Internas e Ministérios, bem como a todos que direta ou indiretamente cooperaram nesta programação.

Com certeza esta SEMANA DO CENTENÁRIO marcou de forma indelével nossas vidas e entrou para história da Igreja. Foram sete dias de muita alegria, templo cheio de pessoas e do poder de Deus, mensagens inesquecíveis e apropriadas para os momentos e para a vida dos adoradores, louvores que fizeram bem a alma de todos. Na realidade ficamos como quem sonha à luz do Salmo 126.

Porém, acima de tudo, o nome do Senhor foi glorificado e exaltado. A Ele, portanto, toda glória, honra, ações de graças pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Hinos Centenário

Música: Hino - "Tuas obras te coroam"
Letra: Hermínia Ferreira da Costa Silva

Graças, graças, tributemos
A Deus Pai e Criador
Pelo nosso Centenário
Nossa prece e nosso amor.
Somos gratos pela vida
A Ti a nossa gratidão
Pelas bênçãos recebidas
Elevemos nosssas mãos.

O Evangelho aqui pregado
Refletindo imensa luz
Pelos crentes do passado
Que serviram a Jesus.
Que o presene e o futuro
Possam também em nós brilhar
Adultos, jovens e crianças,
A Cristo sempre exaltar.

Jesus Cristo é o Caminho
Que surgimos com fervor.
E alegres todos juntos
Te adoramos Salvador.
Que possamos com alegria
Viver em santa comunhão
Neste nosso Centenário
Esta é a nossa oração.
Amém.

HINO CENTENÁRIO - ROSÂNGELA

Outra vez reunidos neste lugar
Muitas vidas para te exaltar
Tantas vozes para aqui proclamar
A verdade que vem nos libertar

São 100 anos de dedicação
Trabalhando aqui como irmãos
Muitas vidas o Senhor levantou
E nas lutas não desamparou

Nós formamos uma família
Há 100 anos aqui a proclamar
A verdade que é Jesus e liberta
E com Ele sua vida mudar

 

Jornais do Centário

Jornal do Centenário nº1
Jornal do Centenário nº2
Jornal do Centenário nº3
Jornal do Centenário nº4
Jornal do Centenário nº5
Jornal do Centenário nº6
Jornal do Centenário nº7
Jornal do Centenário nº8
Jornal do Centenário nº9


Igreja Presbiteriana de Manhuaçu
Praça 5 de Novembro 406 . Centro . Manhuaçu . Minas Gerais
Telefone: 33. 3331.1055
w3vision